Sandra

Sandra
Sandra Cristina Ramos

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Temas para WordPress podem ter código malicioso

Visual de blog é definido por código.
Outros softwares também podem ter 'portas dos fundos'.
Altieres Rohr
Especial para o G1*
imprimir

Softwares de computador são códigos. Arquivos como música, vídeo e imagens são dados – é por isso que uma foto não pode conter um vírus sem explorar uma falha no software específico em que ela for visualizada. Mas os temas (layouts) do sistema de blogs WordPress, embora sejam compostos por dados como folhas de estilo e imagens, também possuem códigos que são executados no software do blog para gerar as páginas. Indivíduos mal intencionados têm usado isso para distribuir temas contendo códigos maliciosos.
Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.

ler a reportagem completa nesse endereço:

* Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança para o PC”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários. Acompanhe também o Twitter da coluna, na página http://twitter.com/g1seguranca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário